Temperos naturais: aliados do apetite durante o tratamento

Na luta contra o câncer, um dos efeitos colaterais mais relatados pelos pacientes é a falta de apetite. Em alguns casos, a ingestão ou mesmo o cheiro de determinados alimentos pode até provocar enjôos.  Para driblar esses sintomas e manter uma alimentação saudável – essencial para o sucesso do tratamento –, uma boa alternativa é abusar dos temperos naturais. São ervas e especiarias que deixam os pratos perfumados e saborosos. Veja como aproveitar esses presentes da natureza:

Alecrim – de aroma fresco, dá um sabor especial às aves, aos molhos de tomatee aos frutos do mar. Além disso, cai bem com carnes, patês, berinjela, batatas, couve-flor, pães, sucos e saladas de frutas.

Coentro – pode ser usado em grãos ou moído. Se você optar pela semente inteira, use em pickles, doces e no café. A versão moída é usada no tempero de peixes, carnes e aves (assados ou grelhados), molhos e sopas de feijão, lentilhas e legumes.

Erva doce – suave, dá o toque especial em biscoitos, bolos, broas de milho e pães.

Estragão – de sabor marcante, realça o sabor de vinagres, molhos tártaro e de mostarda e maionese. Também combina com saladas verdes e pratos com ovos.

Manjericão – seu sabor perfumado e agradável é ideal para receitas com tomate. Além da tradicional pizza, funciona bem no molho para churrasco, na lagosta, nos assados e nos legumes.

Manjerona – ideal para pratos de cozimento rápido, é ideal para valorizar carnes e aves, sopas, saladas e peixes grelhados.

Salsa – canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios ganham outra vida com ela. Vale experimentar!

Açafrão da Terra – Erva da família do gengibre, o açafrão é também conhecido como cúrcuma. Tem sabor ligeiramente amargo e cor amarelo-dourada. Ótimo para risotos, pratos com ovos, pickles, molhos cremosos, massas e pães.

Canela da China – em rama, é utilizada no preparo de frutas assadas, compotas, molhos de tomate e no cozimento de legumes. Em pó, vai bem no arroz doce, no capuccino, em pães, bolos etc. Um uso inusitado (e saboroso!) é na carne moída.

Casca de laranja desidratada – ideal para pudins, musses, bolos, biscoitos, molhos e sorvetes.

Noz moscada – deve ser usada em pequenas quantidades. Fica perfeita no molho bechamel e nas carnes, legumes, sopas, massas, bolos, biscoitos, tortas e waffles. Também combina com bebidas com leite quente ou gelado.

 

Fonte:
Comida que Cuida (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica)