Perder peso ajuda a prevenir o câncer de mama

img_cancer_mamaEvitar a obesidade, através de uma dieta equilibrada e da prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. Outra dica para se proteger contra os tumores de mama é evitar a ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, e o fumo.

Por outro lado, amamentar é uma forma natural de prevenção contra a doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, cada ano de amamentação completa diminui de 3 a 4% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama.

Autoexame

O autoexame das mamas é uma ferramenta para detecção precoce dos tumores, mas não deve ser uma atitude isolada. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde. Conhecendo melhor o próprio corpo, ela poderá perceber mais facilmente alguma alteração. Entretanto, o autoexame não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde qualificado.

A partir dos 40 anos, todas as mulheres devem fazer o exame clínico anual das mamas com o ginecologista. Já a mamografia deve ser realizada a cada dois anos, ou de acordo com a orientação médica, a partir da quinta década de vida.

Fontes:

Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Sociedade Brasileira de Mastologia