Consultas de rotina são fundamentais para evitar o câncer de próstata

img_cancer_prostataUma doença silenciosa. Assim é o câncer de próstata, segundo tipo de neoplasia mais frequente entre os homens, no Brasil. Como não apresenta sintomas em sua fase inicial, o tumor m­u­­­itas vezes só é descoberto em estágio avançado, dificultando o tratamento e reduzindo as chances de cura.

Por isso, todos os homens com mais de 45 anos devem visitar anualmente o consultório do urologista para realizar o exame da próstata, que inclui o toque retal – um método de diagnóstico rápido e indolor, por meio do qual o médico pode detectar pequenas alterações da glândula – e a dosagem do PSA. Durante a consulta, alguns exames podem ser solicitados, como a ultrassonografia ou a biópsia. Em caso de histórico familiar da doença, os testes começam ainda mais cedo, aos 40 anos.

Outras medidas também podem ajudar a evitar o câncer de próstata: uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura de origem animal; 30 minutos diários de atividade física; e a redução no consumo de álcool e de cigarros são alguns exemplos de ações de prevenção.

Fontes:
Instituto Nacional do Câncer (INCA)
Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)