Cansaço: aprenda a driblar esse sintoma

O tratamento contra o câncer pode diminuir a disposição para realizar tarefas simples do dia a dia. Esse cansaço está relacionado a uma série de fatores, como a anemia, e por isso deve ser relatado para o médico oncologista, durante o tratamento. Além da prescrição médica, entretanto, algumas mudanças na rotina podem ajudar a driblar a apatia:

Economize energia

Encontrar formas de conservar sua energia é uma maneira de manter­se bem disposto para fazer o que for mais urgente durante o dia. É preciso priorizar as tarefas mais importantes. Faça as coisas devagar. Deixe que os outros te ajudem.

Procure se distrair

Algumas vezes, sentir­se cansado pode ser tão desanimador e frustrante que o seu pensamento passa a girar em torno do problema. Tente se distrair para evitar esse comportamento, ouvindo música, recebendo a visita de amigos ou familiares, ou ainda lendo um bom livro.

Busque atividades relaxantes

Certas atividades provocam um relaxamento, e te ajudam a melhorar a concentração. Você pode caminhar ao ar livre, praticar jardinagem, fazer um trabalho voluntário não relacionado com a sua doença, ou mesmo apenas observar os pássaros cantando. Algumas pessoas recorrem ainda à meditação para limpar a mente, sem precisar sair de casa.

Diminua o estresse

O tratamento do câncer pode ser estressante. Converse com um psicólogo ou assistente social sobre o seu nível de estresse. Assim, você poderá entender se o que está sentindo é “normal” ou se pode ser sintoma de ansiedade ou depressão. Grupos de apoio, terapias e exercícios de relaxamento são alguns dos caminhos para melhorar a fadiga.

Pratique exercícios físicos

Pesquisas mostraram que existem algumas maneiras de aumentar sua energia e disposição sem recorrer a medicamentos. Exercícios aeróbicos e musculação – iniciadas sempre após o aval do seu médico – podem melhorar o funcionamento do corpo, produzindo uma sensação de bem­estar. Você vai precisar de um profissional para te orientar sobre a melhor rotina de atividades físicas durante o tratamento. Tenha cuidado com a prática se:

  • Você desenvolver metástase óssea;
  • Tiver baixa contagem de células brancas no sangue;
  • Tiver baixa contagem de plaquetas;
  • Tiver um quadro febril ou infeccioso;
  • Desenvolver anemia.

Durma melhor

Problemas para dormir são comuns durante o tratamento. Busque dormir sempre no mesmo horário para ter um descanso mais saudável e eficiente. Evite bebidas com cafeína (café, alguns chás, energéticos ou refrigerante), remédios para dor de cabeça, e chocolates por pelo menos oito horas antes de dormir. Praticar exercícios à noite também pode afastar o sono.

Se o seu caso for excesso de sonolência, você pode precisar de cochilos ao longo do dia para recuperar a energia. Tente, entretanto, não exceder uma hora de sono, nessas ocasiões.

Informe­se sobre medicamentos

Não existe uma pílula mágica capaz de acabar com o seu cansaço e fornecer a você maior energia. Mas há alguns remédios que podem ajudar a driblar a fadiga. Pergunte ao seu médico sobre esta possibilidade.

 

Fonte:
Mayo Clinic